Dieta Cetogênica: O que é a Dieta Cetogênica E Como Funciona

Assim como a dieta low carb, o foco da dieta cetogênica é garantir o emagrecimento e faz parte do grupo dos planos alimentares focado nas proteínas. 

Pensando nessa questão, esse post tem como premissa explicar exatamente como isso funciona, cuidados, vantagens e os alimentos que vão fazer parte do seu cardápio. Vamos lá?

O que é a dieta Cetogênica

Fazendo parte do grupo de outras dietas que seguem uma mesma ideia, a dieta cetogênica é altamente restritiva e corta uma série de alimentos do seu cardápio.
 
De maneira simples, o plano consiste em reduzir ou quase eliminar os carboidratos enquanto estimula o consumo de alimentos ricos em proteínas e gorduras boas.
 
Neste cenário, a maior parte das refeições deveria ser compostas por alimentos ricos em gorduras boas, seguido das proteínas e outras opções saudáveis, fazendo com que os carboidratos ocupem a última posição. 

Sendo assim, não existem muitos segredos e a dieta cetogênica é muitas vezes praticada, sendo um plano bastante comum.

Como funciona

Bom, a dieta cetogênica é facilmente inserida no cardápio diário, ainda que não seja tão simples de ser seguida a longo prazo. 

O funcionamento é simples: você precisa mudar toda a sua alimentação. O ideal é comer em torno de cinco vezes por dia, sempre em porções controladas para evitar a fome e garantir o funcionamento do organismo. 

Ao mesmo tempo, a substituição dos carboidratos, que são de rápida absorção, contribui para que você tenha uma sensação maior de saciedade. 

Para deixar a rotina mais simples, uma das dicas de funcionamento é manter um cardápio regrado. Ou seja, você programa como será a sua semana e deixa, tudo o que for possível, já pronto. 

Inclusive se precisar levar marmitas para o trabalho.

Benefícios do plano alimentar



O principal benefício da dieta cetogênica é o emagrecimento rápido. 
Isso acontece porque o corte dos alimentos faz com que o organismo entre em estados de alerta devido a possibilidade de faltar energia para o funcionamento. 

Como resultado, o metabolismo passa a usar a gordura armazenada como fonte de energia, queimando os quilinhos extras. Logo, você perde peso em pouco tempo. 

Quando praticada de maneira correta e consciente, principalmente com o apoio de profissionais, a dieta também pode contribuir para o controle de peso a longo prazo. 

Nesta opção, você muda algumas refeições, fazendo pequenas adaptações para evitar o corte de muitos alimentos e consegue manter o peso conquistado. 

Outras vantagens podem incluir o controle hormonal, redução do colesterol, melhora na saúde cardíaca e mais disposição.

Cuidados a serem seguidos na dieta cetogênica

O problema da dieta cetogênica inclui o corte dos alimentos e falta de equilíbrio, o que pode ocasionar uma série de problemas. 

Por exemplo, é comum que quem comece a seguir o plano sinta enjoos, dores de cabeça, náuseas, falta de energia, sonolência e desequilíbrio interno. 

A longo prazo e quando praticada sem apoio profissional, a dieta também contribui para quadros mais graves, como fadiga, colesterol alto, crises de enxaqueca, hipoglicemia, câncer e outros. 

 Para evitar que isso aconteça, os cuidados incluem:
  • Balancear as refeições e evitar o corte total de carboidratos;
  • Consumir bons alimentos naturais todos os dias;
  • Consultar um profissional;
  • Seguir a dieta por períodos curtos;
  • Investir em uma reeducação alimentar.
Ao mesmo tempo, pacientes crônicos, que fazem uso de medicação ou que tem qualquer condição médica, não devem começar a dieta sem conversar com o profissional que acompanha o caso.

Alimentos da dieta cetogênica



Vale dizer que a dieta cetogênica é altamente criticada justamente pelos alimentos permitidos no plano, como:
  • Carnes;
  • Embutidos;
  • Oleaginosas;
  • Manteigas;
  • Verduras;
  • Legumes;
  • Requeijão;
  • Queijos, etc.
Em geral, esses alimentos podem ser consumidos de maneira equilibrada, mas também podem elevar o colesterol, principalmente os embutidos. Por isso, todo o cuidado é poucos. 

Já entre os alimentos que devem ser evitados, reduzidos ou até eliminados do cardápio estão:
  • Arroz branco;
  • Massas e pães;
  • Doces e açúcar;
  • Refrigerantes, etc.

Dica de cardápio para um dia

  1. Para começar o seu dia em uma dieta cetogênica, prepare uma porção de omelete com duas unidades de ovos, peito de peru e manteiga. 
  2. Entre o café da manhã e almoço, você pode comer uma porção de oleaginosas ou um suco verde.
  3. Chegando no almoço, prepare um filé de carne ou peixe com azeite de oliva e uma porção de brócolis ou outro legume de sua preferência. 
  4. Para o lanche da tarde, consuma uma vitamina de abacate ou um iogurte natural com chia ou oleaginosas. 
  5. Para o jantar, prepare uma sopa de couve-flor com queijo e couve. 

Então, ficou com alguma dúvida ou gostaria de compartilhar os seus resultados? 

Comenta aqui embaixo, vou adorar saber mais. 

Grande abraço e até o próximo post!

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